Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção

A AT lembra ainda que a senha de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos do agregado familiar é "essencial para o cumprimento das obrigações fiscais". Fique a par de todos os prazos do IRS para este ano e saiba ainda como recuperar os seus dados de acesso.

IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção
Notícias ao Minuto

08:45 - 04/02/21 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Aproxima-se mais um período de entrega do IRS, referente ao ano passado, e há um conjunto de datas às quais deve estar atento. A Autoridade Tributária (AT) já divulgou, no Boletim Informativo, quais os prazos mais importantes. Conheça-os aqui. 

Até 15 de fevereiro - Consulta e atualização, no Portal das Finanças, dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes

Deste modo, os contribuintes que registaram alterações no seu agregado familiar no ano passado, em 2020, têm de atualizar as informações. O nascimento de um filho ou um divórcio são alterações que devem ser comunicadas. 

Este vídeo divulgado pela AT pode ajudar: 

Os país com guarda partilhada podem escolher a percentagem das despesas dos filhos que querem deduzir para efeitos de IRS, mas para isso têm de comunicar esta situação às Finanças, também até ao dia 15 de fevereiro

Até 25 de fevereiro - Consulta, registo e/ou confirmação das faturas de todos os membros do agregado familiar, de 2020 e eventual afetação a atividade comercial/profissional. Este passo, à semelhança dos anos anteriores, deve ser feito no e-fatura

A partir de 15 de março - Disponibilização, no Portal das Finanças dos montantes das despesas consideradas, para efeitos de dedução à coleta de 2020 e das despesas e encargos afetos à atividade.

Até 31 de março - Consulta, no Portal das Finanças, das despesas gerais e as despesas com direito à dedução do IVA que foram comunicadas à AT. Reclame, se houver diferenças.

Até esta data pode também comunicar a entidade à qual pretende consignar o IRS, o IVA ou ambos

De 1 de abril a 30 de junho - Confirmação do IRS Automático ou entrega da declaração Modelo 3. 

A AT lembra ainda que a senha de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos do agregado familiar é "essencial para o cumprimento das obrigações fiscais". Caso não se recorde da mesma, pode recuperar aqui. Se ainda não tem os referidos acessos, consulte este guia e saiba como os pode solicitar. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório