Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pequenos investidores da Malásia replicam experiência da GameStop

Pequenos investidores da Malásia, inspirados pela ascensão repentina da ação GameStop, lançaram um movimento em linha para valorizar o título do fabricante de luvas em dificuldade Top Glove.

Pequenos investidores da Malásia replicam experiência da GameStop
Notícias ao Minuto

22:22 - 29/01/21 por Lusa

Economia GameStop

A cotação da ação da cadeia de lojas de jogos vídeo GameStop, dos EUA, passou de cerca de 20 dólares (16,5 euros) para 492 dólares (406 euros) esta semana, depois de um grande grupo de pequenos investidores, num fórum em linha do sítio Reddit, terem acertado a compra massiva dos títulos da empresa e punir os fundos especulativos que apostavam na sua descida.

Com as designadas vendas a descoberto ('short-selling', em inglês), os grandes fundos de investimento começam por obter ações, emprestadas, vendendo-as, antecipando a sua descida, para depois de esta ocorrer as recomprarem, devolverem e encaixarem os ganhos realizados.

Mas se um título destes sobe, ao contrário do esperado, estes fundos, grandes investidores, são então obrigados a recomprarem o título para limitarem as suas perdas, o que os pode inclusive forçar a vender outros ativos para obterem a liquidez necessária.

Os pequenos investidores malaios criaram na quinta-feira um grupo, designado BursaBets, semelhante ao norte-americano WallStreetBets, constituído no Reddit.

O BursaBets tornou-se um ponto de união para os investidores que queiram apoiar uma empresa, no caso, o grupo malaio Top Glove.

A Malásia é o maior produtor mundial de luvas em látex e os seus principais fabricantes viram as cotações das respetivas empresas subirem acentuadamente em 2020, graças à procura suscitada pela pandemia do novo coronavirus.

Mas, nas últimas semanas, estas cotações começaram a descer, devido a chegada das primeiras vacinas, e foram objeto de vendas a descoberto, depois de o governo ter autorizado esta prática bolsista.

A Top Glove, o primeiro fabricante mundial de luvas de latex, viu o seu título subir mais de 300% em 2020, para depois cair 40%.

Porém, um dia depois da criação do grupo Bursabets, o seu título progredia mais de oito cento na bolsa de Kuala Lumpur. Os seus concorrentes também beneficiaram do movimento, com a Hartalega a subir cinco por cento e a Supermax 3,6%.

"Acredito que o preço total das luvas está muito subavaliado e a minha posição é que se deve conservar a ação, até que atinja o seu valor de equilíbrio", disse no Reddit o fundador do grupo Bursabets, que já conta com mais de 6.800 membros, que se designa por "Fantasma".

"Quero que o mercado perceba que as valorizações são demasiado baixas e que os nossos fabricantes de luvas merecem melhor", adiantou.

Leia Também: Empresa de análise de vendas a descoberto muda foco para o longo prazo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório