Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo Verde investe 8,2 milhões para levar turismo às aldeias rurais

Cabo Verde vai investir cerca de 8,2 milhões de euros num programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais, com a duração de cinco anos, para diversificar a oferta turística, além do habitual "sol e praia".

Cabo Verde investe 8,2 milhões para levar turismo às aldeias rurais
Notícias ao Minuto

10:01 - 27/01/21 por Lusa

Economia Turismo

A criação deste programa foi aprovada por resolução do Conselho de Ministros de 25 de janeiro, à qual a Lusa teve hoje acesso, em que o Governo admite que a pandemia de covid-19 provocou "praticamente a paralisação do turismo" em 2020 no arquipélago, condicionando a estratégia nacional, que apontava à meta de um milhão de turistas anuais.

"Com a descoberta das vacinas, prevê-se o recuo da pandemia em 2021 e a recuperação da normalidade, retomando-se o crescimento da economia, mormente no que tange ao turismo. Nesta perspetiva, torna-se muito pertinente acelerar a diversificação dos segmentos turísticos (...), criando mais oportunidades no meio rural", lê-se na resolução, que recorda que o turismo garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB), com um recorde de quase 820.000 turistas em 2019.

Além disso, em termos ambientais, é realçada a necessidade de "integrar melhor a conservação da biodiversidade no turismo", para "atender às vulnerabilidades dos ecossistemas existentes e, ao mesmo tempo, assegurar a beneficiação ambiental das zonas rurais", tornando-as "mais qualificadas e atrativas para a atividade do turismo".

"É justamente neste contexto que o Governo optou pela implementação de um programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais, visando maior rendimento para as famílias, maior resiliência das comunidades e um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável", lê-se na resolução que cria o programa "Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais".

Este programa será implementado em aldeias rurais das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Maio, Santiago, Fogo e Brava, com "caraterísticas privilegiadas em termos de valores naturais", como biodiversidade ou paisagens, socioculturais ou históricos, tendo a meta final de "diversificação da oferta turística, a melhoria do saneamento básico e o aumento do rendimento e da qualidade de vida da população no meio rural".

"O turismo balnear (de sol e praia) é, indubitavelmente, o mais emblemático e as ilhas rasas do Sal e da Boa Vista os principais destinatários de investimentos neste domínio. O país oferece, também, boas condições para o desenvolvimento de outros segmentos turísticos, dos quais destacam-se o ecoturismo e o turismo rural, especialmente nas ilhas de maior relevo", sublinha-se ainda na resolução.

As intervenções deste programa estatal preveem o arranjo paisagístico do espaço rural envolvente, como caminhos vicinais, currais, miradouros, reabilitação de habitações e seu enquadramento na paisagem, mas também o fomento da atividade turística nestas aldeias com a criação de circuitos pedestres, sinalética e de centros interpretativos, entre outros investimentos, como a simples construção de casas de banho ou a ligação domiciliária de água.

Genericamente, este programa estatal incluirá medidas de fomento empresarial que "propiciem mais e melhores alojamentos, produção agrícola, gastronomia, artesanato local e eventos culturais", sendo que para a sua implementação serão alocados sobretudo recursos inscritos nos fundos do Turismo, em mais de 416 milhões de escudos (3,7 milhões de euros) e do Ambiente, cerca de 502 milhões de escudos (4,5 milhões de euros), "sujeitos aos mecanismos de alavancagem", define o Governo.

É ainda estabelecido que são elegíveis para este programa as aldeias rurais com infraestruturas básicas, nomeadamente água, eletricidade e saneamento, com elementos de atratividade turística, incluindo agrícola e pesqueira, com tradição de artes e ofícios como olaria, cerâmica, tecelagem e artesanato, mas também próximas de rotas pedestres ou conhecidas como locais de transformação artesanal de produtos.

Contudo, está também previsto que a beneficiação das aldeias rurais nas ilhas de intervenção "é programada conforme uma lista consensualizada entre o Governo e os diferentes municípios".

Leia Também: Cerca de 38.000 cabo-verdianos estiveram em 'lay-off' em 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório