Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Entrega do gás "não pode passar a custar valores exorbitantes"

No entender da DECO, o diploma do Governo "deveria ser mais concreto e fixar um custo de entrega inequívoco, embora com margem para variar desde que as regras fossem claras: por exemplo, em função da distância".

Entrega do gás "não pode passar a custar valores exorbitantes"

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alertou para as taxas que poderão ser cobradas pela entrega do gás de garrafa, cujo preço máximo está limitado por decreto do Governo. A DECO recomenda, assim, que os consumidores denunciem situações abusivas.

"Pedimos a todos os consumidores que denunciem situações abusivas para [email protected] Se possível, juntem imagens das faturas (antes e depois), para que as possamos encaminhar para a entidade fiscalizadora. Um serviço de entrega gratuito ou com o custo de um euro não pode passar a custar valores exorbitantes. É necessário evitar esta escapatória", sublinha a Associação, em comunicado

Com a entrada num período com restrições mais apertadas, o Governo decidiu sujeitar a preços máximos o gás engarrafado, algo que também já tinha sido feito no primeiro confinamento, de acordo com o diploma do Governo que regula o Estado de Emergência. 

Porém, adianta a DECO, "embora o diploma procure conter os abusos registados em abril de 2020, é vago quanto a este aspeto por referir apenas que o custo da entrega 'deve ser aderente aos custos incorridos pelo comercializador com a prestação desse serviço'".

Por isso, a Associação considera que por "nada concretizar", coloca "sérias dificuldades" na fiscalização. No entender da DECO, "deveria ser mais concreto e fixar um custo de entrega inequívoco, embora com margem para variar desde que as regras fossem claras: por exemplo, em função da distância".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório