Banco central da Nova Zelândia alvo de ataque informático

O banco central da Nova Zelândia disse hoje ter sido alvo de um ataque informático num dos sistemas de dados com "informações sensíveis", disseram as autoridades.

Notícia

© iStock

Lusa
10/01/2021 07:17 ‧ 10/01/2021 por Lusa

Economia

Nova Zelândia

O governador do banco central, Adrian Orr, garantiu que o ataque foi contido e o sistema desligado.

As autoridades neozelandesas vão precisar de algum tempo para determinar a que informações os autores do ataque tiveram acesso.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com peritos nacionais e internacionais de cibersegurança e com outras autoridades competentes no âmbito do inquérito e sobre a forma de reagir a este ataque", declarou.

"Estamos também a tentar determinar a natureza e a quantidade de informações às quais poderão ter tido acesso, dado que podem incluir informações comerciais e pessoais sensíveis", acrescentou o responsável, sublinhando que este processo vai demorar.

No último relatório, a agência governamental CERT NZ indicou um aumento de 33% nos incidentes de cibersegurança registados ao longo do ano.

Em agosto, a bolsa neozelandesa foi alvo de ataques informáticos que obrigaram à suspensão das sessões durante quatro dias consecutivos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas