Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Função Pública. Governo e sindicatos reúnem-se para negociar aumentos

O Governo também deverá aproveitar o momento para começar a discutir com os sindicatos uma proposta para agilizar os concursos que levam às admissões na Função Pública.

Função Pública. Governo e sindicatos reúnem-se para negociar aumentos
Notícias ao Minuto

08:30 - 04/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

O Governo convocou os sindicatos dos trabalhadores da Administração Pública para duas reuniões em 4 e 6 de janeiro, nas quais serão negociados aumentos salariais para o próximo ano. O primeiro encontro arranca esta segunda-feira com o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, a receber os sindicatos da Administração Pública. 

"O Governo, através do secretário de Estado da Administração Pública, [José Couto], convocou hoje as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da Administração Pública, para as reuniões de negociação dos aumentos salariais para 2021, nos dias 4 e 6 de janeiro", anunciou, em comunicado, o Executivo, em dezembro

De acordo com o Jornal de Negócios, o Governo aproveitará o momento para começar a discutir com os sindicatos uma proposta que procura agilizar os concursos que levam às admissões na Função Pública e que por vezes demoram anos a ser concluídos

Segundo o mesmo jornal, a proposta a ser negociada prevê que as diferentes fases do concurso possam ocorrer no mesmo dia, favorecendo a utilização de meios eletrónicos e encurtando vários prazos.

No documento, o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública notou que, apesar do impacto da pandemia da Covid-19 e do consequente esforço orçamental, o Governo quis proceder a um novo aumento dos salários da Administração Pública.

O processo que agora se inicia vai refletir a subida da "retribuição mínima mensal garantida nas remunerações da Administração Pública, designadamente no que se refere aos vencimentos mais baixos".

As atualizações anuais dos salários na função pública foram retomadas em 2020, após dez anos de congelamento, com aumentos generalizados de 0,3% e subidas de 10 euros para as remunerações mais baixas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório