Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

OCDE prevê para Espanha maior queda da economia entre membros

A OCDE prevê que a economia espanhola vai registar em 2020 a maior contração de todos os seus Estados-membros, com uma queda de 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB), que não será recuperada nos dois anos seguintes.

OCDE prevê para Espanha maior queda da economia entre membros
Notícias ao Minuto

11:54 - 01/12/20 por Lusa

Economia PIB

No seu relatório semestral com a evolução económica dos países membros publicado hoje em Paris, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é ligeiramente mais pessimista do que o Governo espanhol, que espera uma queda de 11,2% este ano.

A instituição com sede em Paris também é mais pessimista sobre o crescimento em 2021, prevendo um aumento de 5%, que contrasta com os 7,2% previstos pelo Governo espanhol, e estima que em 2022 o aumento do produto será de 4%.

A OCDE, que no seu estudo anterior, em junho último, tinha avançado dois cenários para este ano em Espanha, um com uma queda do PIB de 11,4% e outro com uma queda de 14,4% no caso de uma segunda vaga epidémica, toma agora em consideração os fortes surtos que ocorreram no outono, que forçaram mais restrições.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia preveem para este ano um quadro ainda mais sombrio para Espanha, com a queda do produto a atingir 12,8% e 12,4%, respetivamente.

Entre os países da OCDE, os declínios mais pronunciados em 2020, juntamente com a Espanha, serão os do Reino Unido (-11,2%), Grécia (-10,1%), França (-9,1%) e Itália (-9,1%).

Para Portugal, a instituição prevê uma queda do PIB de 8,4% em 2020, seguido de um crescimento de 1,7% em 2021 e de 1,9% em 2022.

A zona euro no seu conjunto terá, segundo a OCDE, uma queda da sua atividade de 7,5% no final do corrente ano, muito mais do que a evolução dos Estados Unidos da América (-3,7%).

A Espanha é o principal parceiro económico de Portugal e um mercado prioritário para a internacionalização da economia portuguesa, sendo o primeiro cliente (mais de 20% do total das exportações portuguesas) e o primeiro fornecedor (mais de 30%).

A OCDE é uma organização intergovernamental com 38 países membros, entre os quais Portugal, fundada em 1961 para estimular o progresso económico e o comércio mundial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório