A China Communications Construction Company (CCCC) anunciou, esta sexta-feira, que comprou 23% do capital da Mota-Engil por 169,4 milhões de euros. A Mota-Engil, que está a reagir em alta na bolsa lisboeta ao anúncio, já confirmou o acordo com aquele que considera ser "um dos maiores grupos de infraestruturas do mundo".
"No âmbito do Acordo, a Mota Gestão e Participações SGPS, S.A. (MGP), aceitou vender à CCCC 55 milhões de ações ao preço de €3,08 por ação", pode ler-se no comunicado enviado à CMVM. Este valor perfaz um total de 169,4 milhões de euros.
Acrescenta ainda a empresa portuguesa que a assembleia-geral da Mota-Engil será convocada em breve para autorizar o Conselho de Administração a aprovar o aumento de capital, nos termos e condições a decidir.
Em agosto, recorde-se, a Mota-Engil anunciou que estava na fase final das negociações para um acordo com um "novo acionista" que entraria no capital da empresa com uma posição superior a 30%. A Mota-Engil não divulgou a identificação deste novo parceiro, mas o Notícias ao Minuto sabia que se tratava da China Communications Construction Company.
De acordo com o Investing, as ações da Mota-Engil valorizam 16% (na hora de publicação deste artigo) para 1,732 euros por ação.