Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Alargamento da tarifa social da eletricidade e gás entra em vigor amanhã

O diploma, que alarga a tarifa social de eletricidade e de gás natural a mais situações de insuficiência social e económica, entra em vigor amanhã.

Alargamento da tarifa social da eletricidade e gás entra em vigor amanhã
Notícias ao Minuto

09:15 - 26/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Tarifa social

Foi publicado, esta quinta-feira, em Diário da República, o decreto-lei que prevê o alargamento da tarifa social de eletricidade e de gás natural a mais situações de insuficiência social e económica, depois de a medida ter sido aprovada em Conselho de Ministros. O diploma entra em vigor amanhã. 

"Apesar de cerca de 800.000 clientes finais economicamente vulneráveis beneficiarem atualmente da tarifa social de energia elétrica e ou de gás natural em Portugal Continental, e em especial face ao contexto atual e consequentes alterações na situação económico-social dos clientes mais vulneráveis, é premente proceder-se a uma revisão dos atos legislativos da tarifa social de energia, nomeadamente no que diz respeito às condições de elegibilidade, de forma a fazer face à situação crítica dos consumidores mais vulneráveis", pode ler-se no diploma

O Conselho de Ministros aprovou, este mês, o diploma que alarga as condições de acesso à tarifa social de eletricidade e do gás natural às situações de desemprego e beneficiários da pensão de invalidez.

Por outro lado, a tarifa social passa também a abranger beneficiários da pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para a inclusão.

A tarifa social da energia traduz-se num desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais para agregados com dificuldades financeiras.

O decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, sexta-feira, dia 27 de novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório