Moçambicanos aplaudem fim de quarentena para quem tem teste negativo

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) aplaudiu hoje o fim da quarentena para quem chega ao país com um teste negativo para a covid-19, anunciou em comunicado.

Moçambique vai beneficiar da ajuda financeira de França na área do ambiente

© Lusa

Lusa
30/10/2020 11:47 ‧ 30/10/2020 por Lusa

Economia

Covid-19

"A obrigatoriedade de quarentena constituía empecilho à retoma adequada da atividade económica", nota a associação empresarial, realçando que, "com esta medida, os viajantes que apresentarem teste negativo com 72 horas, não precisam cumprir a quarentena".

A medida foi divulgada na quinta-feira pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, numa comunicação à nação em que anunciou a retoma da emissão de vistos turísticos.

Adicionalmente, as crianças até 11 anos estão isentas de apresentar teste para entrar no país.

Filipe Nyusi anunciou que a validade do teste exigido para sair e depois regressar ao país (múltiplas entradas) passa a ser de 14 dias a partir da data da colheita da amostra.

Apesar do alívio gradual das restrições relativas à covid-19, o chefe de Estado moçambicano pediu que o país mantenha as medidas de prevenção, alertando que as autoridades moçambicanas foram instruídas a reforçar a fiscalização.

Moçambique mantém, no geral, as restrições que o país adotou nos últimos seis meses, com destaque para o uso obrigatório de máscaras e a proibição de aglomerações.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país registou um total de 12.525 casos, 91 óbitos e 10.001 (79%) pessoas são dadas como recuperadas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas