Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

IAPMEI apresenta ferramenta para acelerar transição digital das empresas

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) apresentou hoje o projeto Shift2Future, com o objetivo de acelerar a transição digital das empresas.

IAPMEI apresenta ferramenta para acelerar transição digital das empresas
Notícias ao Minuto

23:15 - 27/10/20 por Lusa

Economia IAPMEI

A intenção é que a nova ferramenta dê a possibilidade às empresas de avaliarem a sua maturidade digital e implementarem medidas que lhes permitam aumentar a receita e a eficiência.

A iniciativa envolve empresas de vários setores e pretende "acelerar a transição das Pequenas e Médias Empresas (PME) para a economia 4.0 através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização", informou hoje o IAPMEI, em comunicado.

O organismo público sublinha que o Shift2Future surge na sequência do Shift to 4.0, uma ferramenta de autodiagnóstico que, "de uma forma simples e automática", capacita as empresas a avaliar em que fase se encontram e a obterem um relatório "com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0".

Na mesma nota, o IAPMEI frisa que existe motivação das empresas para integrarem "o ecossistema digital", mas "no geral, verifica-se que a estratégia i4.0 ainda não se encontra implementada".

Por outro lado, embora a maioria dos empresários perceba os benefícios da digitalização, "o nível de investimento realizado neste âmbito revela-se ainda pouco significativo", acrescenta o organismo público.

O novo programa Shift2Future será desenvolvido numa parceria entre o IAPMEI, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Universidade de Aveiro, o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e a TecMinho.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório