Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2020
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Consumo de combustíveis com 1.ª subida homóloga desde início da pandemia

O consumo de combustíveis registou em setembro o primeiro crescimento homólogo desde o início da pandemia, com o de gasolina a aumentar 3,46% e o de gasóleo 2,71%, divulgou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

Consumo de combustíveis com 1.ª subida homóloga desde início da pandemia
Notícias ao Minuto

19:08 - 16/10/20 por Lusa

Economia Combustíveis

"Pela primeira vez desde que foi declarada a crise pandémica mundial, as introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível] mensais em Portugal de gasóleo e gasolina rodoviária cresceram do ponto de vista homólogo face ao mesmo período de 2019", refere a ENSE em comunicado.

A análise da informação disponível sobre a informação mensal, refere a mesma entidade, indica ser "percetível o ritmo de recuperação sustentado nos níveis de introduções ao consumo destes dois produtos" que mostram "alguma evolução positiva na trajetória de retoma económica".

O gasóleo (excluindo jet) registou em setembro uma subida de 8.856 toneladas (+2,71%) face ao mesmo mês de 2019, para um total de 403.481 toneladas.

Nas gasolinas verificou-se um aumento homólogo de 2.866 toneladas (+3,46%) para um total de 85.807 toneladas.

Apesar do ritmo de recuperação, a ENSE assinala que "continua a ser objetivo e factual que esta recuperação económica mantém um ritmo lento", havendo setores que permanece particularmente afetados, "como é o caso da aviação, bem visível nas introduções ao consumo de JET [utilizado pelos aviões] registadas em Portugal durante o mês de setembro de 2020 face ao verificado no mês homólogo de 2019".

No Jet, a evolução do consumo continua em terreno negativo, tendo-se registado em setembro deste ano um recuo de 103.390 toneladas (-64,47%) face às 160.362 toneladas observadas em setembro de 2019.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório