Plano de Recuperação. Como serão distribuídos os milhões de Bruxelas?

No plano divulgado pelo Executivo, está prevista a seguinte distribuição de verbas: 7.449 milhões de euros para resiliência; 2.703 milhões para transição climática e 2.651 para a transição digital.

euros, notas NÃO USAR

© iStock

Notícias Ao Minuto com Lusa
16/10/2020 09:30 ‧ 16/10/2020 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia

Plano de Recuperação

O Governo entregou pela mão do primeiro-ministro, António Costa, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na quinta-feira. Este documento é essencial para desbloquear os milhões de Bruxelas. 

Em causa está um 'bolo' total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido (e a preços correntes) que o país poderá arrecadar através do Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência, do novo Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), criado para os Estados-membros saírem da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

No plano divulgado pelo Executivo, está prevista a seguinte distribuição de verbas: 7.449 milhões de euros para resiliência; 2.703 milhões para transição climática e 2.651 para a transição digital.

 

Notícias ao MinutoMapeamento das reformas e investimentos © Governo

O PRR foi feito com base na 'Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030' desenvolvida por António Costa Silva a pedido do Governo português.

Da dotação total das verbas deste mecanismo europeu, estão assim previstos 12,8 mil milhões de euros em subvenções para o território continental e o restante (1,1 mil milhões de euros) para as regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Em julho passado, o Conselho Europeu aprovou um Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 de 1,074 biliões de euros e um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões para fazer face à crise gerada pela pandemia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas