Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Controlo de mercadorias. ASAE fiscalizou 2.504 operadores económicos

Em resultado foram instaurados 25 processos de contraordenação.

Controlo de mercadorias. ASAE fiscalizou 2.504 operadores económicos
Notícias ao Minuto

11:57 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, entre os dias 23 e 24 de setembro, uma operação de controlo de mercadorias em 52 locais em todo o território continental. Foram empenhados 130 inspetores e fiscalizados 2.504 operadores económicos, segundo um balanço hoje divulgado. 

"No âmbito desta operação,realizada em 52 locais em todo o território continental, com empenhamento de cerca de130 inspetores, foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos. Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico", sublinha a ASAE, em comunicado. 

A ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, levou a que fossem fiscaizados 2.504 operadores económicos, "tendo sido controlados diversos produtos que se encontravam a ser transportados designadamente, produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, produtos da construção, artigos para o lar, entre outros", pode ler-se.

Em resultado foram instaurados 25 processos de contraordenação, "destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a ausência ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico e irregularidades no controlo obrigatório da temperatura de produtos alimentares e irregularidades na rotulagem de máscaras de proteção designadamente uso indevido de marcação CE, entre outras".

Foram ainda apreendidas cerca de 22 toneladas de géneros alimentícios designadamente pasta de pimento e tomate, carne e produtos cárneos, vinho, azeite, queijos, entre outros, quatro equipamentos de registo e controlo de temperatura e cerca de 550 máscaras de proteção (EPI), num valor global que ronda os 36.000 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório