Controlo de mercadorias. ASAE fiscalizou 2.504 operadores económicos

Em resultado foram instaurados 25 processos de contraordenação.

ASAE apreende mais de 25 toneladas de fruta, frango e congelados

© Tony Dias/Global Imagens

Notícias Ao Minuto
25/09/2020 11:57 ‧ 25/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, entre os dias 23 e 24 de setembro, uma operação de controlo de mercadorias em 52 locais em todo o território continental. Foram empenhados 130 inspetores e fiscalizados 2.504 operadores económicos, segundo um balanço hoje divulgado. 

"No âmbito desta operação,realizada em 52 locais em todo o território continental, com empenhamento de cerca de130 inspetores, foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos. Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico", sublinha a ASAE, em comunicado. 

A ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, levou a que fossem fiscaizados 2.504 operadores económicos, "tendo sido controlados diversos produtos que se encontravam a ser transportados designadamente, produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, produtos da construção, artigos para o lar, entre outros", pode ler-se.

Em resultado foram instaurados 25 processos de contraordenação, "destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a ausência ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico e irregularidades no controlo obrigatório da temperatura de produtos alimentares e irregularidades na rotulagem de máscaras de proteção designadamente uso indevido de marcação CE, entre outras".

Foram ainda apreendidas cerca de 22 toneladas de géneros alimentícios designadamente pasta de pimento e tomate, carne e produtos cárneos, vinho, azeite, queijos, entre outros, quatro equipamentos de registo e controlo de temperatura e cerca de 550 máscaras de proteção (EPI), num valor global que ronda os 36.000 euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas