Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fusão do Caixabank e Bankia seria boa para a rentabilidade

A DBRS considera que a fusão entre os bancos espanhóis Caixabank e Bankia seria positiva para a rentabilidade da nova entidade bancária, desde logo por cortes de custos, e que ainda há espaço para mais consolidação bancária em Espanha.

Fusão do Caixabank e Bankia seria boa para a rentabilidade
Notícias ao Minuto

12:28 - 07/09/20 por Lusa

Economia DBRS

Numa análise hoje divulgada, a DBRS considera que a eventual fusão será positiva na perspetiva de rentabilidade, face à crise da covid-19 e ao contexto de baixas taxas de juro, desde logo porque há sinergias a criar, através de poupanças de custos e da economia de escala. Segundo a a DBRS, em 2018, 85% das agências do Bankia estavam em áreas onde também estava o Caixabank.

A DBRS considera ainda que a nova entidade bancária terá um balanço mais equilibrado e mais facilidade em constituir provisões para fazer face à crise da covid-19.

Na semana passada, o Bankia e o CaixaBank anunciaram ao mercado que estão a estudar uma possível fusão.

Segundo a agência de 'rating', a fusão criaria um líder de mercado em Espanha, com 26,7% de quota de mercado em termos de crédito bruto, a uma significativa distância dos concorrentes seguintes (Santander com 15,9% e BBVA com 14,4%).

Esta seria a maior fusão após a última crise, ultrapassando a aquisição do Banco Popular pelo grupo Santander (2017) e, segundo a DBRS, deverá ser vista com bons olhos pelos reguladores (desde logo o Banco Central Europeu).

Contudo, a DBRS considera cedo para avaliar na totalidade as implicações do negócio uma vez que falta informação sobre a estrutura da fusão e o plano estratégico.

A DBRS considera ainda que o setor bancário espanhol ainda tem espaço para mais consolidações sem afetar a concorrência.

Segundo a comunicação ao mercado, a fusão dos dois bancos daria origem a um grupo financeiro com ativos de 650 mil milhões de euros, mas que apenas estaria presentes em Espanha e Portugal -- o CaixaBank é dono do português BPI.

O Caixabank tem como maior acionista a Fundação La Caixa, com 40% do capital social. O Bankia é maioritariamente detido (62%) pelo Estado espanhol.

De acordo com a imprensa espanhola, a Fundação La Caixa (dona do CaixaBank) controlaria 30% do grupo resultante da fusão, enquanto o Estado reduziria a sua presença no Bankia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório