Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo investe 1,46 ME nos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde

O Ministério do Mar anunciou hoje um investimento de 1.46 milhões de euros em operações de dragagem das barras dos portos de pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, no distrito do Porto.

Governo investe 1,46 ME nos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde
Notícias ao Minuto

17:43 - 26/08/20 por Lusa

Economia Portos

Segundo o ministério, a intervenção será feita com "caráter de urgência", tendo a abertura do procedimento concursal sido autorizada já esta terça-feira.

"Para fazer face aos condicionamentos na utilização destes portos, com o aumento do risco para pessoas e embarcações, o Ministério do Mar, através da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai avançar com a empreitada de dragagem nas barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde", informou a tutela, através de comunicado.

No mesmo texto, o Ministério do Mar lembra que a DGRM tinha já previsto, de acordo com o proposto no Plano Plurianual de Dragagens, executar intervenções de manutenção nestes portos nos próximos 12 meses, mas considera que esta é uma situação excecional.

"Dado ao caráter de urgência desta intervenção, a DGRM vai adotar um procedimento por consulta prévia por motivos de urgência imperiosa em proceder aos trabalhos de dragagem dos portos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, permitindo assim repor a segurança da navegação", vincou o ministério.

Os responsáveis lembraram que "os vários episódios de elevada precipitação que ocorreram no norte do país durante este verão, provocaram cheias intensas nas várias linhas de água, com o consequente arraste de sedimentos, que se depositaram na parte terminal dos rios e estuários portuários da Póvoa do Varzim e Vila do Conde".

Este problema do assoreamento é recorrente nas duas infraestruturas portuárias nortenhas, que acolhem as embarcações de uma das maiores comunidades piscatórias do país.

Na segunda-feira, a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) tinha manifestado "grande preocupação" com o estado das barras e das bacias destes dois portos de pesca.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório