A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelou, esta terça-feira, que a produção automóvel caiu 20% em junho, uma taxa, apesar de tudo, menor do que a registada nos meses anteriores por causa da pandemia do novo coronavírus.
"Em junho de 2020 a produção homóloga de veículos automóveis caiu menos do que a taxa de variação acumulada no primeiro semestre do ano (-36,2%)", sublinha a ACAP em comunicado.
Nesse mês foram produzidos em Portugal 22.943 veículos automóveis ligeiros e pesados, o que se traduz na diminuição de 20%.
Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2020, registou-se um decréscimo de 36,2% em comparação com o período homólogo, sendo que foram fabricadas 117.350 unidades este ano.
"A informação estatística relativa ao primeiro semestrede 2020 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 98,0% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa", pode ler-se.