Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Milionários propõem taxar os mais ricos para ajudas contra a crise

Um grupo de 83 milionários propôs a aplicação "imediata" de uma taxa aos mais ricos do planeta de "forma permanente" para contribuições que possam ajudar a minimizar os efeitos da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Milionários propõem taxar os mais ricos para ajudas contra a crise
Notícias ao Minuto

12:49 - 13/07/20 por Lusa

Economia Milionários

"Agora que a crise de covid-19 atingiu o mundo, os milionários como nós desempenham um papel essencial para curar o mundo", afirmam os signatários numa carta aberta, entres os quais o cofundador da cadeia de gelados norte-americana Ben&Jerry, Jerry Greenfield e o realizador britânico Richard Curtis.   

A carta aberta é difundida antes da reunião dos ministros das Finanças do G20 e da cimeira extraordinária para o relançamento económico da União Europeia, esta semana.

"Apelamos aos governos a aumentar os impostos a pessoas como nós, de forma substancial e permanente", declaram no documento.  

"Não somos nós que tratamos das doenças nas unidades de cuidados intensivos. Não somos nós que conduzimos as ambulâncias que transportam os doentes aos hospitais. Não somos nós que trabalhamos no abastecimento dos supermercados ou que entregamos comida de porta em porta", escreve o grupo que se denominou "Milionários pela Humanidade".

Até ao momento os subscritores que constam da lista no portal do grupo na Internet são maioritariamente norte-americanos e britânico.

Não consta na lista qualquer nome português.  

"Nós temos muito dinheiro. O mundo precisa de dinheiro agora e nos próximos anos" para enfrentar a crise cujo impacto "vai durar dezenas de anos" e que pode "atirar milhões para situações de pobreza", afirmam na carta aberta.

"Os problemas causados pela pandemia de covid-19 não podem ser resolvidos com caridade. Os chefes de governo devem assumir a responsabilidade de arrecadar os fundos e gastá-los de maneira justa" para o financiamento adequado dos sistemas de saúde, as escolas, e garantir a segurança, afirmam os 83 milionários de todo o mundo. 

Os subscritores frisam que deve ser implementado um aumento de taxas, de forma permanente sobre as maiores fortunas do planeta.

"Gente como nós", referem.    

A epidemia global de covid-19 pode vir a provocar uma recessão histórica em todo o mundo, obrigando os governos a dispensar elevadas quantidade de capital em ajuda a empresas atingidas pela paralisação da economia provocada pelo confinamento

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Produto Interno Bruto (PIB) mundial vai sofrer uma quebra de 06% em 2020 e 7,6% no caso de se verificar uma segunda vaga epidémica

No passado, milionários como Warren Buffet e Bill Gates já sugeriram tributações especiais aos mais ricos do mundo. 

Em 2019, um pequeno grupo de milionários norte-americanos e empresários, tais como George Soros e o cofundador da plataforma digital Facebook, Chris Hughes, assim como os herdeiros da Disney e da cadeia Hyatt, entre outros, publicaram um documento em que apoiam uma proposta semelhante sobre taxas aos mais ricos. 

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.660 pessoas das 46.512 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório