Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2020
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Novo Centro de competências digitais prevê dar formação a 1.650 pessoas

O Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais (Cesae Digital), hoje lançado no Porto, prevê ter 1.000 formandos até final do ano, mais 200 adultos desempregados em formação e outros 450 provenientes de empresas.

Novo Centro de competências digitais prevê dar formação a 1.650 pessoas
Notícias ao Minuto

20:45 - 10/07/20 por Lusa

Economia Formação

O Cesae Digital é um novo Centro Protocolar de Formação Profissional orientado para a Transformação Digital e a Qualificação de Pessoas e Organizações em Competências Digitais e é o sucessor do Cesae - Centro de Serviços e Apoio às Empresas, que está há 30 anos na formação profissional para desempregados e empresas.

O Cesae Digital, hoje apresentado pela AEP -- Associação Empresarial de Portugal e pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem uma equipa com mais de 200 formadores no ativo.

De acordo com informação da AEP, o Cesae Digital tem já em curso dez ações de formação, com 950 horas de duração cada, em diversas áreas profissionais, na região Norte e Centro do País, dirigidas a profissionais qualificados em tecnologias digitais e profissões que respondam aos desafios da Transformação Digital nas Organizações, nomeadamente marketing digital e design gráfico.

Paralelamente, em 2020, o Cesae Digital vai promover ações de aprendizagem de dupla certificação para jovens e manterá a atividade do CENTRO QUALIFICA, em parceria com empresas na certificação de adultos, para aumentar os níveis habilitacionais da população ativa.

Estão previstos Cursos de Especialização Tecnológicos (CETS), Ações para a Inclusão Social e outras que se tornem necessárias para enfrentar os efeitos da crise pandémica e do previsível aumento do número de desempregados.

Para além da sua vocação histórica para intervenção nas PME, o Cesae Digital promove ações de Formação Empresa e Assistência Técnica em organizações de maior dimensão como câmaras, empresas municipais, unidades hospitalares e empresas industriais.

O Cesae Digital assumiu que foi das primeiras entidades formadoras a colocar toda a sua oferta formativa em plataformas 'online' durante a fase crítica da pandemia, mantendo uma oferta mista, presencial e à distância, "com resultados muito satisfatórios do ponto de vista da procura e da sua realização", e respeitando sempre as regras de segurança sanitária.

A criação do Cesae Digital, que surgiu de um entendimento celebrado em 2019 entre o Ministério do Trabalho e a AEP, foi hoje publicada em Diário da República.

O protocolo de criação do Cesae Digital, assinado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), e publicado em anexo ao diploma, determina como umas das missões do novo centro a qualificação, certificação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais e dos candidatos a profissões, "preferencialmente, aqueles que se encontrem na condição de desempregados através da frequência de formação profissional que lhes favoreça o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho".

A outra missão é a valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico destinadas a empresas, associações empresariais, ou outros agentes económicos e parceiros sociais, podendo, ainda, desenvolver ações de cooperação com entidades estrangeiras, tanto na área formativa, como de apoio técnico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório