Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Nove em cada 10 jovens com até 30 anos não têm empréstimos, revela estudo

Além disso, a larga maioria diz ter uma (53,6%) ou duas (35,8%) contas bancárias, e 46% não tem qualquer cartão de crédito.

Nove em cada 10 jovens com até 30 anos não têm empréstimos, revela estudo

Um estudo divulgado desenvolvido pela OVA Information Management School (NOVA IMS), para a Direção Geral do Consumidor, revela que 90% dos jovens portugueses com até 30 anos não créditos bancários. 

"90,6% dos jovens portugueses não têm crédito à habitação, 89,6% não têm crédito automóvel e 90,9% não têm créditos pessoais", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Além disso, a larga maioria diz ter uma (53,6%) ou duas (35,8%) contas bancárias, e 46% não tem qualquer cartão de crédito.

A conclusão do estudo "revela um fraco envolvimento dos jovens portugueses, entre os 18 e os 30 anos de idade, com o sistema bancário nacional", pode ler-se. 

Mas há mais. Cerca de três quartos dos jovens portugueses sentir-se-iam envergonhados, nervosos e deprimidos se estivessem em situação de sobreendividamento. Dois em cada três inquiridos (66,7%) concordam que afetaria a atividade profissional e mais de metade consideram que as relações com os amigos e familiares seriam prejudicadas.

Importa ainda sublinhar que participaram neste estudo sobre envidamento 405 jovens, entre os 18 e os 30 anos, maioritariamente estudantes a tempo inteiro (45%), empregados (30%) ou estudantes com trabalho a tempo parcial (14% dos inquiridos), maioritariamente com educação superior (74,3%). Do total, 7,4% estavam desempregados. Quatro em cada cinco inquiridos (79,3%) vivem com a família e 76,3% não têm filhos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório