Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Continente, Pingo Doce e Auchan acusados de concertar preços com a Bimbo

A acusação foi feita pela Autoridade da Concorrência.

Continente, Pingo Doce e Auchan acusados de concertar preços com a Bimbo
Notícias ao Minuto

12:47 - 25/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta quinta-feira, que acusou os grupos de distribuição alimentar Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan e a Bimbo Donuts, fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão, de concertação dos preços praticados ao consumidor.

"Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores", explica a AdC, em comunicado. 

Ao que indica a AdC, estes comportamentos ter-se-ão desenvolvido entre os anos 2004 e 2017. 

"A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de uma prática equivalente a um cartel, em que os distribuidores, não comunicando diretamente entre si, como acontece habitualmente num cartel, recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista", pode ler-se. 

Nota ainda a Concorrência que esta prática prejudica os consumidores uma vez que limita a "opção de escolha pelo preço, já que as cadeias de supermercados em causa representam, segundo dados públicos, mais de metade do mercado da grande distribuição em Portugal", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório