Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiro caso de contágio de trabalhador que presta serviço na Autoeuropa

Um trabalhador da Volkswagen Group Services, uma empresa do grupo Volkswagen que presta serviço nas instalações da fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, "testou positivo à covid-19", confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial da empresa.

Primeiro caso de contágio de trabalhador que presta serviço na Autoeuropa
Notícias ao Minuto

19:31 - 11/05/20 por Lusa

Economia Covid-19

Segundo a mesma fonte, o trabalhador em causa, o primeiro caso detetado de contágio pela covid-19 na Autoeuropa, esteve na fábrica na terça-feira e na quarta-feira da semana passada, mas não apresentava sintomas e cumpriu todas as normas estabelecidas para a prevenção da propagação da doença.

Numa informação aos trabalhadores, a Autoeuropa esclareceu, entretanto, que, na sequência de um rastreio efetuado no dia 09 de maio numa unidade hospitalar no concelho de Sintra, a empresa foi informada, no domingo, de que um colaborador da Volkswagen Group Services que se encontra ao serviço na fábrica de Palmela testou positivo à covid-19.

De acordo com a Autoeuropa, o colaborador em causa respeitou todas as indicações de segurança previstas no plano de contingência, pelo que considera tratar-se de um caso de "baixo risco para uma eventual transmissão". 

"A cadeia de contágio não ocorreu na fábrica e de acordo com as orientações técnicas da Direção Geral da Saúde, o paciente é considerado de baixo risco", refere a informação.

A Autoeuropa adianta que todos os trabalhadores que estiveram em contacto com o colaborador que estou positivo à covid-19 foram contactados pelo departamento médico da empresa, tendo sido informados sobre os procedimentos a seguir, bem como para permanecerem em casa.

"Serão efetuados testes de rastreio a todos estes colaboradores", sublinha a empresa.

Portugal contabiliza 1.144 mortos associados à covid-19 em 27.679 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais nove mortos (+0,8%) e mais 98 casos de infeção (+0,4%).

Das pessoas infetadas, 805 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 2.549.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório