Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Frente Comum exige ser ouvida. Ministra fa-lo-á “assim que possível”

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) acusa a ministra de anunciar medidas e prestar declarações públicas “sem qualquer negociação com os sindicatos”. Ministra promete que retomar as negociações “assim que possível”.

Frente Comum exige ser ouvida. Ministra fa-lo-á “assim que possível”
Notícias ao Minuto

18:04 - 07/05/20 por Ana Lemos

Economia Função Pública

Face aos “múltiplos problemas com que estão confrontados os trabalhadores da Administração Pública”, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) denuncia, em comunicado enviado às redações, que “tem exigido, desde o início de março, repetidamente, uma reunião à ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública”.

Mas, diz a FCSAP, até agora não obteve resposta e enquanto isso, "a ministra [Alexandra Leitão Marques] toma medidas e presta declarações públicas sem qualquer negociação com os sindicatos, sem dar qualquer resposta aos muitos pedidos escritos de esclarecimento, em violação total da lei", e "demonstrando um profundo desrespeito pelos trabalhadores, (...) bem como pelos serviços públicos", acusa a Frente Comum, exigindo que a "retoma das reuniões com as estruturas sindicais" aconteça "de imediato".

Questionado pelo Notícias ao Minuto, Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública esclarece que o "último pedido de esclarecimento da FCSAP" foi enviado no passado dia 28 de abril, ou seja, "há pouco mais de uma semana, pelo que está, naturalmente, ainda em análise".

Além disso, refere a tutela, "o Governo está, como sempre esteve, empenhado em manter uma relação de diálogo profícuo com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da Administração Pública", deixando a garantia de que "pretende retomar [a negociação] de forma mais intensa assim que, face à situação atual, seja possível".

Mais, "nenhuma medida que deva ser objeto de negociação sindical será concretizada sem a realização dessa negociação", assegura o ministério.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório