Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Compras? Mais de metade foram em supermercados e farmácias

Além disso, o número de levantamentos na rede Multibanco baixou, apesar de o montante médio ter aumentado para 84,5 euros.

Compras? Mais de metade foram em supermercados e farmácias
Notícias ao Minuto

11:07 - 24/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Supermercados

Um relatório da gestora da rede Multibanco, a SIBS, revela que as compras dos portugueses foram essencialmente em supermercados e farmácias ao longo da última semana. Além disso, o número de levantamentos diminuiu, enquanto os pagamentos por MB Way cresceram. 

"Tal como nas semanas anteriores, verifica-se uma concentração de compras em Super & Hipermercados e Farmácias & Parafarmácias, sectores que passaram a representar mais de metade (54%) das compras efetuadas em Portugal na última semana. Da mesma forma, também o número de levantamentos diminuiu na semana entre 16 e 22 de março", pode ler-se no relatório, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Ainda assim, apesar de o número de levantamentos ter diminuído, o valor médio cresceu para 84,5 euros (+25%), face à média de 67,8 euros registada antes do anúncio de casos de Covid-19 em Portugal.

Sem viagens, também se verifica "um decréscimo das compras de portugueses no estrangeiro, uma redução de 56 pontos na semana de 16 a 22 março, e uma quebra nas compras de estrangeiros em Portugal, uma descida de 69 pontos", pode ler-se. 

Mais clientes utilizam MB Way para pagar as compras

Também as compras pagas com MB Way aumentaram face aos valores verificados antes de ter sido confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, segundo os dados da SIBS.

"Uma evolução que permite destacar a conveniência da utilização do MB Way para as compras, uma vez que permite que todos os pagamentos sejam efetuados 'sem contacto' com o terminal de pagamento, qualquer que seja o montante, cumprindo as recomendações de prevenção de contágio das autoridades de saúde", pode ler-se. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório