Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Lucro do grupo Crédito Agrícola caiu 80,5% no 3.º terceiro

O grupo Crédito Agrícola anunciou hoje que o lucro caiu 80,5% no terceiro trimestre deste ano, para 4,5 milhões de euros, face a igual período de 2012, devido à redução da margem financeira e ao custo do crédito.

Lucro do grupo Crédito Agrícola caiu 80,5% no 3.º terceiro
Notícias ao Minuto

11:33 - 09/12/13 por Lusa

Economia Terceiro trimestre

No terceiro trimestre do ano passado, o lucro do grupo Crédito Agrícola, constituído pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, 83 caixas associadas e empresas, atingiu os 23,3 milhões de euros, lê-se no comunicado.

"A redução da margem financeira e o elevado custo do crédito (imparidades [perdas potênciais] e provisões)", são os dois factores que justificam a queda do lucro do grupo Crédito Agrícola entre julho e setembro deste ano, quando comparado com igual período do ano precedente, salienta.

Os depósitos, por sua vez, cresceram 2% até setembro, para os 10,1 mil milhões de euros, quando comparados com os primeiros nove meses do ano passado.

Já o crédito concedido naquele período apresentou uma quebra de 2,9%, situando-se nos 8,3 mil milhões de euros.

Nos primeiros nove meses do ano, o rácio de transformação desceu para os 82,4%, dos 86,4% observados em idêntico período de 2012.

Os depósitos cresceram 2%, quando comparados com os primeiros nove meses do ano anterior, para os 10,1 mil milhões de euros.

O crédito concedido apresentou uma quebra de 2,9%, totalizando 8,3 mil milhões de euros.

O rácio de transformação desceu de 86,4% nos primeiros nove meses de 2012 para 82,3% no mesmo período deste ano.

O produto bancário caiu 6%, para 366 milhões de euros, e a margem financeira desceu 19,5%, para os 224 milhões de euros.

O Crédito Agrícola continua a apresentar "bons níveis liquidez e de solvabilidade", tendo continuado a elevar o seu rácio core Tier 1, a medida mais eficaz de avaliar estes indicadores e que em setembro se situava nos 11,97%.

Em setembro do ano passado, este indicador estava nos 11,20%, "sem recurso a qualquer capitalização", realça o comunicado.

As empresas do grupo Crédito Agrícola (CA Vida, CA Seguros, CA Gest e CA Consult) revelaram, por sua vez, "uma performance positiva", refere ainda o comunicado.

No Ramo Vida, o resultado líquido foi de 3,6 milhões de euros até setembro, o que significa uma subida de mais 1,2 milhões de euros face a igual período de 2012 e nos ramos reais 1,9 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório