O evento 'O BCE escuta' dirigido à sociedade civil terá lugar em 26 de março em Bruxelas e será presidido pela presidente do BCE, Christine Lagarde, refere o banco central em comunicado.
"O BCE e os 19 bancos centrais nacionais da área do euro, que, em conjunto, formam o Eurosistema, convidam os cidadãos e as organizações da área do euro a apresentar ideias e comentários sobre a forma como o banco central conduz a política monetária ao abrigo do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia", refere num comunicado hoje divulgado.
O BCE explicou também que preparou uma secção dedicada a esta matéria no seu sítio na internet, no qual explica o processo de reexame da estratégia e disponibiliza um formulário, através do qual os cidadãos podem apresentar propostas e comentários nas línguas da área do euro.
Na sequência do evento em Bruxelas, com Christine Lagarde, seguir-se-ão outros eventos de interação do Eurosistema com o público, organizados pelos bancos centrais nacionais.
Falando sobre o evento "O BCE escuta", Lagarde disse, citada no comunicado, que o supervisor quer "ouvir os pontos de vista, as expectativas e as preocupações do público com abertura de espírito".
O BCE lançou o reexame da estratégia em 23 de janeiro com o objetivo de ouvir as ideias e comentários de um público tão alargado quanto possível e de perceber melhor o modo como outras considerações -- designadamente a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade ambiental -- podem ser relevantes na prossecução do seu mandato.
O BCE vai organizar ainda eventos onde serão ouvidos especialistas do mundo académico, começando com a conferência "ECB and its Watchers", que se realizará em 24 de março em Frankfurt.
Adiantou também que vai manter também o "diálogo permanente" com o Parlamento Europeu.