O Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) informou hoje que o índice de confiança empresarial na Alemanha melhorou em fevereiro para 96,1 pontos, contra 96 em janeiro.
"Os resultados do inquérito e outros indicadores sugerem que o crescimento económico no primeiro trimestre será de 0,2%", comenta o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
No setor da indústria transformadora, a confiança empresarial subiu pelo terceiro mês consecutivo devido às expectativas para os próximos meses, que foram "consideravelmente menos pessimistas".
Contudo, as empresas consultadas pelo Ifo avaliaram como pior a sua situação atual.
A procura e o volume das encomendas recuperaram um pouco no setor da indústria transformadora, adianta o Ifo.
No setor dos serviços a confiança empresarial baixou de novo porque as empresas fornecedoras de serviços estiveram menos satisfeitas com a sua situação atual e também menos otimistas em relação aos próximos meses.
No comércio, a confiança empresarial também piorou e só melhorou o sub-índice das expectativas no setor das vendas a retalho.
No setor da construção, o índice recuou porque as empresas têm expectativas mais pessimistas, apesar da avaliação da situação atual ter melhorado.