Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Encontrado morto presumível autor de massacre xenófobo na Alemanha

O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, em que morreram já nove pessoas, foi encontrado morto na sua casa, anunciou hoje a polícia. As autoridades alemãs confirmaram, entretanto, ter-se tratado de um ataque xenófobo.

Notícias ao Minuto

06:42 - 20/02/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Alemanha

O presumível autor dos tiroteios que ocorreram, durante a noite de ontem, em dois bares em Hanau, na Alemanha, foi encontrado morto em casa e terá deixado uma carta e um vídeo a confessar o massacre.

No texto, o suspeito - entretanto identificado como Tobias R., de cerca de 40 anos - defende a ideologia política de extrema-direita. 

Saliente-se que esta madrugada (hora local), uma das pessoas gravemente feridas nos tiroteios morreu, elevando o número de vítimas mortais de oito para nove, disse um porta-voz da polícia, ainda sem indicar o número de feridos.

Os tiroteios ocorreram em dois bares de fumadores de cachimbo de água (shisha), o primeiro ocorreu às 21h00 (20h00 em Lisboa), no centro de Hanau, a que se seguiu um outro, noutra zona da cidade.

Uma pessoa suspeita de ser o autor dos tiroteios foi encontrada morta algumas horas depois, ao lado de um outro corpo não identificado, suspeitando-se que se trate do cadáver da mãe.

"O presumível autor foi encontrado sem vida, na sua residência em Hanau. As forças especiais de intervenção da polícia encontraram também outro corpo, no mesmo local. Neste momento, não há qualquer indicação de que existam outros autores", escreveu na rede social Twitter a polícia do estado de Hesse, onde se situa Hanau.

Autoridades alemãs confirmam que massacre teve "motivos xenófobos"

A Procuradoria Federal alemã confirmou entretanto que as investigações concluíram que o massacre teve "motivação xenófoba".

A fonte ligada às investigações indicou que o ataque em cafés frequentado por cidadãos do Médio Oriente pode ter sido levado a cabo por um extremista de direita com "motivações xenófobas", mas não forneceu mais pormenores à Associated Press.

Os procuradores contam fornecer mais detalhes durante uma conferência de imprensa que vai decorrer em Carlsruhe ao final da manhã.

Entretanto, a agência de notícias alemã DPA noticiou que a polícia já está a examinar a gravação vídeo que o suspeito dos crimes difundiu previamente através da internet.

A gravação, cuja autenticidade está neste momento a ser apurada, refere-se a uma "teoria de conspiração sobre maus tratos a crianças nos Estados Unidos".

O porta-voz da Procuradoria Federal em Hanau, Marcus Jung, confirmou o número de mortos, mas não se pronunciou sobre o vídeo que está ainda a ser examinado.

"Acreditamos que não há mais do que um atacante", disse Jung à Associated Press.

As autoridades isolaram o local, no distrito de Kesselstadat em Hanau, e estão a tentar identificar os dois mortos encontrados no apartamento assim como as vítimas dos disparos ocorridos nos dois cafés.

"Esta manhã os nossos pensamentos estão com a população de Hanau, onde foi cometido um crime terrível", disse um porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel através da rede social Twitter.

"Dirigimos os pêsames às famílias afetadas" acrescentou o porta-voz, Steffan Seibert.

Inicialmente, durante a madrugada, a polícia anunciava que oito pessoas tinham sido mortas e que cinco tinham ficado feridas na sequência de disparos de arma de fogo.

As autoridades disseram ainda que um veículo de "cor escura" tinha sido visto a abandonar o café onde se verificaram os primeiros disparos tendo-se depois verificado um outro ataque num outro café localizado a cerca de um quilómetro de distância do local onde ocorreram os primeiros tiros.

Os cafés Hookah, onde ocorreram os ataques, são locais onde se fuma tabaco aromatizado em cachimbos de água, característicos do Médio Oriente.

A cidade de Hanau, com 100 mil habitantes, situa-se a cerca de 20 quilómetros de Frankfurt.

[Notícia atualizada às 10h13]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório