Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

SINTAC fez queixa à ANAC por "violação de condições de segurança"

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) enviou um ofício à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) a dar conta de "suspeitas de violação de condições de segurança" na greve da Portway, em dezembro.

SINTAC fez queixa à ANAC por "violação de condições de segurança"
Notícias ao Minuto

19:55 - 21/02/20 por Lusa

Economia Greve da Portway

Segundo adiantou à Lusa Fernando Simões, dirigente do SINTAC, a questão colocou-se "no período da greve de 27, 28 e 29 [de dezembro]", sendo que a estrutura teve "conhecimento de que não havia nenhum trabalhador num departamento que é extremamente crítico, que é o 'load control'".

Este departamento "dá indicações de como todos os aviões devem ser carregados em condições de segurança e pelas normas internacionais", explicou o dirigente sindical, garantindo que nos dias 27 e 28 de dezembro "não foram feitos os procedimentos habituais, como mandam as regras, de dar instruções às equipas no terreno acerca de como os aviões devem ser carregados".

De acordo com Fernando Simões, o SINTAC recebeu relatos de que "havia trabalhadores a fazer essas funções que não tinham certificações para o fazer e estavam a preencher documentos com instruções e carregamento das aeronaves sem o fazer como obrigam as regras internacionais".

Tendo em conta estas suspeitas e depois de aceder a alguns destes documentos, o sindicato enviou, no dia 02 de janeiro, um ofício à ANAC a dar conta das possíveis violações de segurança, tendo hoje voltado a enviar a participação.

"Até à data nada aconteceu e tememos que nada venha a acontecer", lamentou Fernando Simões.

Contactada pela Lusa, a ANAC confirmou "a receção da participação do sindicato".

O organismo "está a analisar a situação e a desencadear os procedimentos necessários com vista ao apuramento dos factos reportados pelo SINTAC, e consequentemente tomar as medidas a que eventualmente houver lugar", adiantou fonte oficial.

A greve ao trabalho de assistência em terra nos aeroportos nacionais, convocada pelo SINTAC, foi cumprida durante os três dias pelos trabalhadores da Portway.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório