Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Daqui a um ano teremos os mesmos problemas" se o Governo não mudar de rumo

O economista Augusto Mateus diz que a concretizarem-se as medidas de austeridade anunciadas e se o Governo não corrigir a sua estratégia, daqui a um ano Portugal estará com os mesmos problemas que tem hoje.

"Daqui a um ano teremos os mesmos problemas" se o Governo não mudar de rumo
Notícias ao Minuto

10:30 - 09/10/12 por Lusa

Economia Augusto Mateus

"O que está anunciado [para o Orçamento de 2013] significa que, grosso modo, daqui a um ano teremos o mesmo problema que temos agora e que dará aos portugueses uma desesperança total", lamenta o economista em entrevista à Lusa.

"Estaremos a perceber que apesar de aumentarmos muito as taxas dos impostos, os impostos arrecadados não vão crescer aquilo que se pensava e ao não crescerem aquilo que se pensava vão precipitar em baixa aquilo que é um não cumprimento das metas de défice traçadas", assegura o professor universitário.

O Governo anunciou no dia 3 de Outubro "um enorme" aumento de impostos, nas palavras do ministro das Finanças, com especial incidência no IRS, com uma redução de escalões de oito para cinco e a criação de uma sobretaxa de 4%.

Foram ainda anunciadas mexidas de agravamento no IRC e nos impostos sobre o consumo.

Em 2013 haverá ainda um agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), por via da reavaliação aos imóveis que está a ser feita desde o final de 2011

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório