Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Costa insiste que empresários têm de ser competitivos na contratação

O primeiro-ministro considerou hoje que os empresários nacionais têm de ser competitivos na contratação e atração de quadros qualificados e defendeu que o Orçamento do Estado para 2020 apresenta medidas para apoiar esse objetivo.

Costa insiste que empresários têm de ser competitivos na contratação
Notícias ao Minuto

19:43 - 22/01/20 por Lusa

Economia António Costa

António Costa falava no final da cerimónia de inauguração de novas instalações e novos laboratórios da multinacional portuguesa Hovione - um investimento avaliado em 23 milhões de euros e que permitirá a contratação de mais 400 trabalhadores.

Numa sessão em que estiveram presentes o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, cuja ação foi elogiada pelos responsáveis da empresa, e o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, entre outras individualidades, o presidente da Hovione, Guy Villax, referiu que a sua multinacional, com um total de três mil trabalhadores (1200 dos quais em Portugal) "é a empresa portuguesa que emprega mais doutorados e também aquela que forma mais doutorados".

António Costa pegou depois precisamente neste ponto e, no seu discurso, defendeu que "é possível criar empresas que se tornam 60 anos depois o que a Hovione é hoje".

Depois de salientar que o objetivo do seu Governo é o de que as exportações atinjam os 50% do Produto Interno Bruto "em meados da presente década", António Costa frisou a seguir que essa meta implica "que a presença internacional das empresas portuguesas tem de ser reforçada".

"E para que isso seja possível tem de haver um alinhamento entre as políticas públicas e o esforço empresarial. Por isso, é importante o processo em curso na concertação social, tendo em vista respostas aos desafios da competitividade e da valorização dos rendimentos. Se queremos liderar na inovação, temos de ser competitivos na contratação", advertiu o líder do executivo.

Após este recado dirigido aos empresários, António Costa disse que, pela parte do seu Governo, o Orçamento do Estado para 2020 apresenta medidas para "apoiar esse esforço que compete às empresas".

"O conjunto de políticas de apoio à autonomia dos jovens e de apoio à família, que estão revistas no Orçamento do Estado para 2020, são absolutamente cruciais", declarou.

António Costa falou então de medidas do Orçamento do próximo ano como a isenção em 30% da tributação em sede de IRS no primeiro ano de trabalho de um jovem, ou os apoios ao arrendamento acessível.

"É no conjunto do alinhamento destas políticas públicas com a capacidade das empresas investirem na contratação e valorização dos seus recursos humanos que o país pode de uma forma sustentada crescer continuadamente", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório