Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Concurso público: Convocatórias continham lapsos, mas já foram corrigidas

A tutela esclarece que estes lapsos, relacionados com as datas indicadas nas convocatórias, não terão impacto no calendário do concurso.

Concurso público: Convocatórias continham lapsos, mas já foram corrigidas
Notícias ao Minuto

09:21 - 13/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia concurso público

As convocatórias no âmbito do concurso do público para a contratação de 1.000 técnicos superiores "continham lapsos" que foram entretanto corrigidos durante a madrugada desta segunda-feira, anunciou o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública. O Executivo justifica a existência deste problema com a dimensão do concurso em questão

De acordo com a tutela, estes lapsos, ao nível das datas indicadas, não colocam em causa o processo em curso e o mesmo irá avançar no calendário previsto

"Os candidatos foram convocados por e-mail na passada sexta-feira (dia 10) e, tendo-se detetado que algumas convocatórias continham lapsos nas datas indicadas, a retificação das mesmas já seguiu durante a noite e madrugada de domingo para segunda-feira. Este lapso, já resolvido durante o fim de semana, não tem qualquer impacto no desenvolvimento do procedimento de recrutamento centralizado e no calendário previamente definido", pode ler-se num comunicado do Ministério liderado por Alexandra Leitão, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A justificação para estas falhas, esclarece a tutela, prende-se com a dimensão do processo. De recordar que o concurso para contratar 1.000 técnicos para a esfera do Estado registou 18.000 candidaturas, sendo que 16.000 pessoas vão realizar "provas de conhecimentos, gerais e específicas"

"Esta é a primeira vez que o Estado realiza um processo de recrutamento centralizado desta dimensão, pelo número de pessoas envolvidas, de diferentes perfis, o que implica uma operação de grande complexidade, com várias provas que se irão realizar simultaneamente em Lisboa, Porto e Évora", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Ao que indica o Correio da Manhã, havia candidatos com duas provas de conhecimento marcadas para o mesmo dia, à mesma hora e em locais diferentes. 

Desta fase do consurso serão selecionados 3.000 candidatos que "farão a prova de aptidão psicológica, sendo finalmente selecionados as 1.000 pessoas que constituirão a reserva de recrutamento, que depois permitirá dotar rapidamente os serviços onde sejam identificadas necessidades de técnicos superiores", esclarece o Ministério.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório