Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

BAD consegue promessas de investimento de 36,3 mil ME em África

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) conseguiu garantir promessas de investimento em 52 projetos no continente africano no valor de 40,1 mil milhões de dólares (36,3 mil milhões de euros), foi hoje anunciado.

BAD consegue promessas de investimento de 36,3 mil ME em África
Notícias ao Minuto

16:01 - 13/11/19 por Lusa

Economia Banco Africano de Desenvolvimento

"Dos 56 projetos em negociação aqui no Fórum de Investimento Africano, conseguimos garantir promessas de financiamento para 52 projetos", adiantou o presidente do BAD, em conferencia de imprensa.

Akinwumi Adesina, que falava no encerramento do Fórum de Investimento Africano 2019 (AIF, sigla em inglês), na capital sul-africana, Joanesburgo, adiantou que o projeto de gás natural em Moçambique, no valor de global de 25 mil milhões de dólares (22,6 mil milhões de euros) foi "a maior proposta de investimento apresentada na edição deste ano" do fórum.

Segundo o BAD, vários financiadores manifestaram interesse em investir 1,3 mil milhões de dólares (1,17 mil milhões de euros) na participação acionista de 15% que a estatal Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. detém no consórcio do projeto de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

A delegação moçambicana foi liderada pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, em representação do Presidente Filipe Nyussi.

Em termos regionais, a África Austral recebeu a "fatia de leão" do interesse de investimento internacional manifestado nos últimos três dias de encontros bilaterais, com cerca de 36 mil milhões de dólares (32,7 mil milhões de euros), referiu Adesina.

"Queremos mudar a narrativa, porque África não está de mão estendida à procura de ajuda alimentar, mas é um continente apto a receber investimento", adiantou o presidente do BAD, acrescentando que "no próximo ano, o foco será a juventude, a mulher empreendedora e o desenvolvimento urbano".

"A população está a crescer, há uma maior procura de recursos como a água e as nossas cidades são alvo de um elevado crescimento", salientou.

De acordo com a organização, na iniciativa do BAD, fundado em 1964, com sede em Abidjan, Costa do Marfim, participaram mais de 200 delegados e estiveram representados 48 países de África e 61 países da Ásia, Europa e Américas.

Em 2017, o Fórum de Investimento Africano do BAD promoveu 40 transações de investimento de cerca de 40 mil milhões de dólares (36,2 mil milhões de euros), anunciou a instituição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório