Secretário do Turismo diz ser altura de "arregaçar as mangas" e recuperar

O secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira declarou hoje ser necessário "arregaçar as mangas e agir com determinação", numa altura em que o setor atravessa uma fase menos boa em termos de visitantes.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/11/2019 15:27 ‧ 12/11/2019 por Lusa

Economia

Madeira

Eduardo Jesus falava no debate do programa do XIII Governo Regional da Madeira, saído das eleições de 22 de setembro, na Assembleia Legislativa do arquipélago.

O governante madeirense sustentou que uma ação determinada é imprescindível numa altura em que "o turismo atravessa uma fase de abrandamento" e regista perdas por causa da falência de 14 companhias aéreas, nove das quais operavam para o arquipélago da Madeira.

O representante destacou o aumento do apoio à Associação de Promoção (os apoios cresceram quatro vezes entre 2015 e 2019, de 1,8 milhões para 7,5 milhões de euros), assim como a aposta na consolidação dos mercados emissores tradicionais (Reino Unido e Alemanha) e na procura de novos, como o norte-americano, sobre o qual está em curso um estudo económico.

O secretário regional defendeu ser necessário "aumentar a oferta de ligações aéreas, fortalecendo a economia regional".

Eduardo Jesus recordou que este setor representa 25% a 30% do Produto Interno Bruto e é originador de 20 mil postos de trabalho (16%) no arquipélago.

A consolidação dos mercados turísticos existentes e a aposta em novas origens, a modernização da oferta regional, o incremento de novas tecnologias de promoção, a valorização da qualificação dos profissionais e o reforço das ligações com todos os parceiros são aspetos que enunciou como metas a atingir no programa do Governo da Madeira.

Sobre a possibilidade de aplicar uma taxa turística, Eduardo Jesus argumentou que "não foi uma iniciativa do governo lançar" a medida, mas surgiu de um repto lançado pela Ordem dos Economistas que "foi acolhido como matéria de estudo". Porém, prometeu, "nada será feito sem o envolvimento dos privados".

No setor da cultura, Eduardo Jesus realçou a importância da descentralização que foi implementada e defendeu a continuação da "requalificação do património material e imaterial".

Ao longo de 2020 haverá dezenas de iniciativas sobre os 600 anos da descoberta da Madeira, incluindo a publicação de trabalhos e obras, espetáculos, exposições e a colocação de peças de escultura no espaço público.

Eduardo Jesus referiu ainda o acesso da região aos fundos nacionais da Direção das Artes para três projetos no valor de 290 mil euros, mas que "ainda não foram pagos".

"Daremos continuidade a tudo o que de bom se fez nos últimos quatro anos", prometeu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas