Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

EUA/China: Trump anunciará local de assinatura de acordo comercial

O Presidente norte-americano Donald Trump disse hoje que anunciará em breve o local onde deverá ser assinada a primeira fase do acordo comercial com a China, com os 'media' internacionais a falar na possibilidade de Macau.

EUA/China: Trump anunciará local de assinatura de acordo comercial
Notícias ao Minuto

15:52 - 31/10/19 por Lusa

Economia Trump

A referência a um novo local surge depois de o Chile ter anunciado o cancelamento do Fórum para que estava prevista a assinatura.

A Casa Branca anunciou esta semana que os EUA e a China chegaram a um entendimento sobre uma primeira fase do acordo comercial, depois de mais de um ano e meio de divergências que levaram à aplicação sucessiva de tarifas retaliatórias por ambos os países.

Donald Trump disse que a assinatura da Fase Um do acordo poderia ocorrer à margem da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em meados de novembro, mas o Governo do Chile, que deveria ser o anfitrião do evento, desmarcou, alegando os riscos decorrentes da onda de protestos que assola o país há vários dias.

Hoje, a cadeia de televisão norte-americana Fox News avançou a informação de que Pequim teria oferecido o território de Macau, como alternativa para os presidentes dos dois países celebrarem a assinatura da fase inicial do acordo comercial.

Trump não se quis comprometer, para já, com qualquer local para essa cerimónia, remetendo a escolha para um momento posterior.

"China e EUA estão a trabalhar para selecionar um novo local para a assinatura da Fase Um do acordo comercial, cerca de 60% do acordo total, depois de o Chile ter cancelado devido a acontecimentos não relacionados", escreveu hoje o Presidente norte-americano na sua conta pessoal da rede social Twitter.

Trump já tinha dito que esta será a primeira de três fases do acordo e, em vista dos resultados deste entendimento parcial, anunciou que deixaria em suspenso quaisquer novas tarifas retaliatórias sobre produtos chineses.

Pelo seu lado, a China prometeu aumentar as suas compras de produtos agrícolas dos EUA, num sinal de boa vontade perante o desenvolvimento das negociações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório