Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

PSI20 em ligeira alta acompanha Europa

A bolsa de Lisboa segue em ligeira alta, acompanhando a tendência da Europa, com as ações do BCP e da Jerónimo Martins a pressionarem as negociações.

PSI20 em ligeira alta acompanha Europa
Notícias ao Minuto

09:51 - 09/10/19 por Lusa

Economia PSI20

Pelas 8h55, o principal índice, o PSI20, seguia a avançar 0,23% para 4.924,84 pontos, com 10 ações em alta, cinco em baixa e três inalteradas.

As ações da Corticeira Amorim e da Sonae eram as que mais subiam, avançando 1,78% e 1,34% para 9,73 euros e 0,87 euros, respetivamente.

A Galp Energia e a EDP seguiam também em terreno positivo, com ganhos de 0,26% para 13,53 euros e 0,14% para 0,14 euros.

Do lado das perdas, seguiam a pressionar a Altri e a Pharol, com perdas de 1,44% e 0,95% para 5,14 e 0,10 euros, seguidas do BCP e Jerónimo Martins que negociavam com perdas de 0,16% e 0,03% para 0,19 e 15,08 euros, respetivamente.

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, mas com os investidores preocupados com as negociações entre os Estados Unidos e a China, o 'Brexit' e as incertezas económicas.

Em relação ao 'Brexit', as últimas declarações dos dirigentes mostram que as posturas face a um possível acordo estão cada vez mais afastadas.

A Comissão Europeia negou que as negociações com Londres se tenham rompido, mas criticou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pelo "estúpido" jogo de acusações e pediu-lhe clareza.

A probabilidade cada vez maior de que o Reino Unido abandone a União Europeia sem acordo afetou na terça-feira a libra esterlina, que caiu 0,50% face ao dólar.

Na abertura de hoje, a divisa britânica continuava em baixa, a cotar-se a 1,2206 dólares e a 1,113 euros.

No outro lado do Atlântico, os investidores também foram afetados na terça-feira pelas tensões comerciais, levando Wall Street a terminar com perdas superiores a 1%.

Ainda que esteja previsto o recomeço das negociações entre Washington e Pequim no final da semana para tentar alcançar um acordo, as tensões intensificaram-se depois de os Estados Unidos terem incluído numa "lista negra" de negócios 28 organismos e empresas chinesas por alegados abusos contra os uigures e outras minorias muçulmanas.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está a repercutir-se no crescimento da economia mundial, segundo advertiu a nova diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, que defendeu a "paz comercial" para evitar uma desaceleração "mais massiva".

Na Europa, o Eurogrupo reúne-se hoje para analisar a situação económica perante os sinais de uma maior desaceleração do que previsto.

Hoje serão conhecidas as atas da última reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0978 dólares, contra 1,0953 dólares na segunda-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 58,02 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 58,24 dólares na terça-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório