Califórnia vai obrigar Uber a considerar condutores como funcionários

A Califórnia aprovou uma proposta de lei que considera os condutores como trabalhadores da empresa e abre portas à formação de sindicatos. Esta é uma medida que vai direta à raiz do modelo de negócio da plataforma de transporte.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
12/09/2019 08:42 ‧ 12/09/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Uber

Estalou nos EUA a primeira batalha política contra a 'economia colaborativa' da Uber. Foi aprovada uma proposta de lei que ataca a raiz do modelo de negócios deste tipo de empresas. De acordo com o El País, em causa está o facto de as empresas como a Uber ou a Lyft terem de considerar os motoristas como trabalhadores. 

Escreve o mesmo jornal que esta proposta tem por base a decisão de um tribunal da região, no ano passado, contra uma empresa de entregas ao domicílio, considerando que os estafetas são empregados por defeito, salvo exceções

Ora, a inscrição desta regra na lei vem limitar aquilo que tem vindo a ser "um fator importante da erosão da classe média e do aumento da desigualdade".

De sublinhar que, até então, os trabalhadores deste tipo de empresas são considerados como prestadores de serviços. Esta mudança, ao obrigar as empresas a considerar os trabalhadores como funcionários, protege-os com benefícios, seguros e outras remunerações e vantagens previstas na lei. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas