Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Costa diz que papel do Ministério das Finanças é "hipervalorizado"

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que o papel do Ministério das Finanças é muitas vezes "hipervalorizado excessivamente" e promovido mediaticamente.

Costa diz que papel do Ministério das Finanças é "hipervalorizado"
Notícias ao Minuto

20:00 - 04/09/19 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

"Acho que se hipervaloriza excessivamente também muitas vezes o papel do Ministério das Finanças", disse António Costa, num encontro promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em Lisboa, no âmbito do ciclo de debates dedicado às eleições legislativas de 06 de outubro.

Respondendo a uma questão do presidente da CCIP, Bruno Bobone, o secretário-geral do Partido Socialista afirmou que "é mais uma hipervalorização mediática" o papel excessivo do Ministério das Finanças.

"Interrogo-me sempre porque é que cada vez que cresce o PIB, quem aparece com a seta para cima não é o ministro da Economia e é o ministro das Finanças. Quando baixo o défice, percebo que suba o ministro das Finanças, mas quando cresce o PIB tenho a maior dificuldade. Cá por mim, que sou o primeiro-ministro deles todos, é dinheiro em caixa sem qualquer dificuldade", disse.

António Costa reconheceu que o Ministério das Finanças, desde 2008, "recuperou uma centralidade na atividade do Estado e na atividade politica muita significativa".

"Uma das grande surpresas que tive quando regressei ao Governo em 2015 foi ter verificado os novos instrumentos de controlo do conjunto da atividade governativa que tinha sido reconstruídos no Ministério das Finanças", frisou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório