Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Wall Street fecha em alta semana turbulenta

A bolsa nova-iorquina encerrou a semana em alta, com os seus principais índices a beneficiarem da recuperação do mercado da dívida pública, em que tinham aparecido sinais interpretados como um possível aviso de recessão.

Wall Street fecha em alta semana turbulenta
Notícias ao Minuto

01:38 - 17/08/19 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão de sexta-feira indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 1,20%, para os 25.886,01 pontos, e o seletivo S&P500 avançou 1,44 %, para as 2.888,68 unidades.

A subida mais forte foi apresentada pelo tecnológico Nasdaq, que progrediu 1,67%, para 7.895,99.

A praça nova-iorquina teve uma sessão positiva desde o início, encerrando uma semana volátil, com as cotações em carrossel, destacando-se o dia de quarta-feira, o pior do ano para os principais índices.

Para este desempenho acentuadamente negativo contou a ocorrência do fenómeno designado por inversão da curva de rendimentos, o que alimentou receios de recessão económica.

Esta curva de rendimentos é relativa aos juros pagos pelos títulos de dívida pública norte-americana a dois e 10 anos e refere-se a uma situação em que os juros pagos pela dívida de curto prazo superam os de longo prazo.

No final da sessão bolsista, a dívida a 30 anos, que tinha caído para mínimos históricos, pagava 2,012%, a dos 10 anos 1,55% e a dos dois anos 1,489%.

A preocupação dos investidores quanto a uma possível recessão foi também alimentada pela troca de ameaças entre Washington e Pequim, no contexto da sua disputa comercial, apesar do adiamento decidido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, da aplicação de tarifas alfandegárias suplementares a importações provenientes da China, e por estatísticas chinesas e alemãs consideradas dececionantes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório