Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Notas falsas a circular? O melhor conselho é ter (muita) atenção

Sempre que recebe uma nota verifica se a mesma é verdadeira? Todos devíamos fazer isto, para evitar situações de burla.

Notas falsas a circular? O melhor conselho é ter (muita) atenção
Notícias ao Minuto

12:20 - 29/07/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Notas

Quando o assunto diz respeito a dinheiro, o melhor conselho é estar atento. Em Elvas, distrito de Portalegre, começaram alegadamente a circular notas que não são verdadeiras e, por isso, a Polícia de Segurança Pública (PSP) destaca a importância de os consumidores e comerciantes estarem atentos.

A denúncia foi feita na rede social, onde vários utilizadores contam que se depararam com notas pertencentes ao jogo Movie Money, ao que tudo indica semelhantes às de 20 euros e 50 euros.

A diferença é que, em letras pequenas, as notas trazem a inscrição de que a nota não é legal. Por este motivo, os consumidores devem estar atentos, para evitarem serem vítimas de burla.

Fonte do comando distrital da PSP de Portalegre disse ao Notícias ao Minuto que não teve conhecimento desta situação e que não foi registada qualquer queixa neste sentido. Ainda assim, apontou para a necessidade de os consumidores terem atenção redobrada.

E mais, caso considerem estar perante uma nota falsa, devem "contactar de imediato a PSP ou a GNR", de modo a que o sujeito seja identificado.

Se se tratar de uma tentativa de burla, como a que se apresenta neste caso, a PSP diz que as autoridades devem ser chamadas, de igual forma, mas o recetor deve confrontar o emitente com a informação, de modo a evitar ser enganado.

Recorde-se que na semana passada, o Banco de Portugal anunciou que apreendeu 7.427 notas falsas até junho, sendo que a maioria tinham o valor facial de, precisamente, 50 euros. Porém, o BdP classifica estes números como sendo residuais face ao total de notas que circulam no mercado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório