Trabalhadores podem faltar no 1.º dia de aulas dos filhos (mas nem todos)

A medida aplica-se a todos os trabalhadores do Estado, desde que os filhos sejam menores de 12 anos.

Funcionários públicos podem faltar no 1.º dia de aulas dos filhos

© iStock

Noticias ao Minuto
14/06/2019 08:17 ‧ 14/06/2019 por Noticias ao Minuto

Economia

Funcionários públicos

Os trabalhadores da Função Pública vão poder faltar ao trabalho no primeiro dia de aulas os filhos, de acordo com uma resolução aprovada em Conselho de Ministros. No entanto, só estão abrangidos pela medida os funcionários que tenham filhos menores de 12 anos.

A medida está integrada no Programa 3 em Linha e tem como objetivo "promover um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, procurando melhorar o índice de bem-estar dos trabalhadores", pode ler-se no comunicado do Governo. 

Esta medida está em linha com as reivindicações dos sindicatos, que pediam que os funcionários pudessem faltar durante um dia completo, tal como anunciou a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) em maio

Este programa do Governo de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar visa "incentivar práticas que favoreçam um melhor balanço vida-trabalho e promovam uma maior igualdade entre mulheres e homens", de acordo com o mesmo documento.

O regime aplica-se a todos os trabalhadores da Administração Pública central, regional e local, com vínculo de emprego público regido pela Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), ou com relação jurídica de emprego regida pelo Código do Trabalho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas