Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Exportações portuguesas de têxteis e vestuário sobem 0,2% até abril

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário aumentaram 0,2% até abril, face ao mesmo período de 2018, com a subida de 10,2% dos destinos não comunitários a compensar a quebra de 1,8% na União Europeia, divulgou hoje a ATP.

Exportações portuguesas de têxteis e vestuário sobem 0,2% até abril
Notícias ao Minuto

12:30 - 11/06/19 por Lusa

Economia Vestuário

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) refere que as exportações do setor registaram no primeiro quadrimestre de 2019 "um tímido crescimento de 0,2%, com um valor acumulado de 1.801 milhões de euros".

"Os quatro principais destinos de têxteis e vestuário - a Espanha, a França, a Alemanha e o Reino Unido - registaram quedas, respetivamente de -1,8%, -1,9%, -6,3% e -3,2%. Para compensar, as exportações para os EUA aumentaram 16,4 % (foi o destino com maior crescimento absoluto, de 15,3 milhões de euros), para Itália exportámos mais 6,1% e para o Canadá mais 28,8%", refere a associação.

Numa análise por tipo de produtos, foram as matérias-primas que assinalaram "melhor desempenho", com um crescimento de 2,7%, enquanto as exportações de vestuário caíram 0,4% e as de têxteis-lar recuaram 2,4%.

"Os produtos em destaque foram as pastas, feltros e artigos de cordoaria, que aumentaram o valor exportado em 13,3 mil euros, ou seja mais 14,4%", nota a ATP.

No período em análise, a balança comercial dos têxteis e vestuário registou um saldo positivo de 357 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 125%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório