Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 19º

Edição

Renault e Nissan detetam gastos suspeitos de Carlos Ghosn de 11 milhões

A auditoria interna realizada pelo grupo francês Renault e pela japonesa Nissan na sua 'joint-venture' RNBV detetou uma despesa suspeita de 11 milhões de euros, utilizados para fins pessoais, pelo antigo dirigente Carlos Ghosn, noticia a Efe.

Renault e Nissan detetam gastos suspeitos de Carlos Ghosn de 11 milhões
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/06/19 por Lusa

Economia Auditoria

O Conselho de Administração da Renault indicou hoje que esta quantia inclui gastos extra de viagens de avião, doações a organizações sem fins lucrativos e outras despesas não especificadas, todas de Carlos Ghosn.

As conclusões definitivas da auditoria empreendida na Renault Nissan BV (RNBV), a 'joint venture' (parceria) entre a Renault e a Nissan, com sede na Holanda, confirmam as "deficiências ao nível da transparência financeira e procedimentos de controlo de gastos" apontadas em abril nos resultados provisórios.

Naquela ocasião, e com base nas conclusões preliminares, o Conselho de Administração pediu à Direção-Geral da Renault que abordasse a Nissan para que os dois acionistas decidissem "as medidas corretivas necessárias a aplicar até ao final do ano".

O comunicado hoje divulgado acrescenta que, à margem das medidas decididas então, foi pedido aos representantes da Renault que voltem a falar com os homólogos da Nissan para decidir "a implementação de ações judiciais" na sequência dos resultados da auditoria.

O ex-presidente da Renault-Nissan-Mitsubishi Carlos Ghosn foi detido em novembro último em Tóquio, Japão, por supostas irregularidades fiscais.

A polémica fez com que Carlos Ghosn primeiro cessasse funções como presidente da Nissan e da Mitsubishi e, posteriormente, renunciasse como executivo máximo da Renault.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório