Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

México elimina tarifas adicionais a importações desde os EUA

O Governo do México saudou hoje a suspensão das tarifas sobre o aço e o alumínio impostas pelos EUA e decretou o cancelamento de medidas recíprocas aplicadas em represália.

México elimina tarifas adicionais a importações desde os EUA
Notícias ao Minuto

15:12 - 20/05/19 por Lusa

Economia Importações

O Ministério da Economia do México felicitou, em comunicado, a decisão dos EUA, anunciada na passada semana, de eliminar a partir de hoje as tarifas adicionais sobre aço e alumínio mexicanos, que vigoravam desde junho de 2018.

Em retribuição, o Governo mexicano anunciou hoje que decretou o cancelamento das medidas de represália, que incluíam a imposição de taxas a vários produtos oriundos dos EUA.

As medidas de represália por parte do México aplicavam-se até ao montante equiparável do nível de afetação das tarifas aduaneiras adicionais dos EUA.

O Governo mexicano aproveitou para agradecer ao Governo canadiano por ter mantido uma posição compartilhada em relação à solução para o diferendo comercial com os EUA, o que abriu caminho ao levantamento das tarifas hoje anunciado.

O comunicado do Ministério da Economia do México diz ainda esperar que esta suspensão de tarifas permita dar mais um passo para a ratificação do novo acordo comercial da América do Norte, conhecido como T-MEC e que vem substituir o tratado norte-americano de livre comércio, que datava de 1994 e que caducou em 2018.

O T-MEC já tem a aprovação dos governos do México e do Canadá, bem como a validação do Presidente Donald Trump, mas aguarda ainda a ratificação pelo Congresso dos EUA, que ainda não chegou a um acordo bipartidário para a sua aprovação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório