Meteorologia

  • 20 MAIO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Dois terços dos municípios terão 3,1 milhões para alargar cobertura wi-fi

Mais de 200 municípios portugueses, cerca de dois terços do total, receberam 3,1 milhões de euros em vales da Comissão Europeia para alargar a cobertura 'wi-fi' em locais públicos, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Dois terços dos municípios terão 3,1 milhões para alargar cobertura wi-fi
Notícias ao Minuto

12:37 - 17/05/19 por Lusa

Economia Anacom

No dia em que se celebra o 50.º aniversário do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, a Anacom adianta que, dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.

"Desta forma, eleva-se a 207 o número de municípios portugueses contemplados com verbas para a instalação de 'wi-fi' em locais públicos, uma vez que na primeira chamada, realizada no final de 2018, foram atribuídos vales a 127 municípios", acrescenta.

"No total -- acrescenta -- estes municípios, que representam 67% dos municípios portugueses, já receberam 3,1 milhões de euros ao abrigo desta iniciativa".

Nesta chamada estavam disponíveis 51 milhões de euros, tendo havido mais de dez mil candidaturas a nível da União Europeia e sido atribuídos 3.400 vales (no valor de 15 mil euros cada), o que significa que 34% dos candidatos foram contemplado com vales.

Segundo destaca a Anacom, "Portugal teve um resultado superior, dado que cerca de 56% dos municípios que se candidataram receberam vales".

Com a conclusão desta segunda chamada, aumentam para 6.200 os municípios da União Europeia que receberam verbas para a instalação de 'wi-fi' em locais públicos, fazendo Portugal parte de um grupo de países em que mais de metade dos municípios que se candidataram já beneficiaram de vales, a par de países como a Croácia, Grécia, Irlanda, Bulgária, Lituânia e Eslovénia.

Manifestando o seu "agrado" pelo "grande sucesso dos municípios portugueses na candidatura aos vales da Comissão Europeia", a Anacom felicita "o contributo das autarquias portuguesas na promoção do acesso à Internet por parte de toda a população portuguesa" e "incentiva as empresas do setor das comunicações eletrónicas a prosseguir o investimento na expansão da rede de alta velocidade em todo o país".

Segundo adianta, a Comissão Europeia "já reforçou as verbas para esta iniciativa, que contava com uma dotação de 120 milhões de euros", sendo o objetivo "que venham a ser contemplados um total de nove mil municípios, o que eleva o valor afeto à iniciativa para 135 milhões de euros".

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo "proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local", como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, "contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos e para o aumento do acesso aos serviços públicos 'online' que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais".

O financiamento europeu destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de 'wi-fi'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório