Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

EUA suspendem isenções para compra de petróleo iraniano

O governo dos EUA anunciou hoje o fim das isenções remanescentes para a compra de petróleo iraniano, de forma a impedir totalmente as exportações desde esse país árabe sob sanções norte-americanas.

EUA suspendem isenções para compra de petróleo iraniano
Notícias ao Minuto

14:54 - 22/04/19 por Lusa

Economia Sanções

A partir de maio, os oito países que estavam sob um regime de isenção de compra de petróleo iraniano deixarão de poder fazer negócio com Teerão, à luz das sanções impostas pelos EUA, permitindo um boicote a 100% às exportações petrolíferas do Irão, segundo um comunicado hoje emitido desde a Casa Branca.

Os norte-americanos impuseram as sanções ao Irão quando o Presidente, Donald Trump, retirou os EUA do acordo nuclear de 2015 com o Irão, considerando que Teerão não respeitava as regras do tratado.

Entre os países que abandonarão o regime de isenção encontram-se cinco grandes importadores - a China, o Japão, a Turquia, Taiwan e a Coreia do Sul -, mas três deles já tinham deixado de comprar petróleo ao Irão em novembro passado (Itália, Grécia e Taiwan).

"A decisão pretende levar as exportações de petróleo do Irão a zero, recusando-lhe a sua principal fonte de receitas", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, prometeu para breve mais pormenores sobre esta decisão, não sendo para já claro se estes países terão algum tempo adicional para encerrar os seus processos de compra ou se ficam proibidos de negociar já a partir de 03 de maio.

Se desrespeitarem esta proibição, esses países ficam sujeitos a sanções por parte dos EUA.

A Turquia, membro da NATO, foi o país que mais contestação apresentou às sanções norte-americanas, com altos funcionários do governo a dizerem que o petróleo iraniano é fundamental para as necessidades energéticas do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório