Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bancários do Sul e do Centro elegem dirigentes para próximo quadriénio

Os sócios dos sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas e do Centro elegem hoje os corpos gerentes para o próximo quadriénio, sob a perspetiva da criação do sindicato nacional do setor financeiro neste período de tempo.

Bancários do Sul e do Centro elegem dirigentes para próximo quadriénio
Notícias ao Minuto

06:03 - 11/04/19 por Lusa

Economia Hoje

Os associados do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), que começaram a votar na quarta-feira, podem escolher entre a lista A, liderada por Rui Riso, e a B, liderada por João Pascoal.

O atual presidente do SBSI, Rui Riso, deputado pelo partido socialista, recandidata-se à liderança da direção sindical pela lista A, que mantém a coligação entre a tendência sindical socialista e a social-democrata.

Se a direção de Rui Riso for reeleita, a sua principal aposta será a concretização do sindicato nacional do setor financeiro.

Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a Febase (federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.

A fusão foi aprovada, exceto pelo Sindicato dos Bancários do Norte, que ficou de fora deste processo.

No seu manifesto eleitoral, os candidatos da lista A assumem-se como "uma equipa que cruza experiência com renovação" e comprometem-se a rever todas as Convenções Coletivas de Trabalho, para melhorar as carreiras e os salários dos bancários.

A lista B, liderada por João Pascoal, que pertence à Comissão de Trabalhadores do Santander Totta, assume-se como uma alternativa de mudança e critica o projeto de união dos sindicatos dos bancários.

Os candidatos desta lista pretendem renegociar as convenções coletivas de trabalho, para repor direitos e defender postos de trabalho, salvaguardar o futuro dos SAMS e melhorar os rendimentos dos reformados.

Os sócios do SBSI vão ainda eleger os delegados ao congresso, de entre os quais sairão os membros do Conselho Geral e dos secretariados das 30 Secções Sindicais de Empresa, Regionais e de Reformados.

Ao congresso, que se realizará até 31 de outubro, concorrem 50 listas, de onde serão eleitos 226 congressistas.

Às Secções Sindicais concorrem 50 listas, para 91 lugares.

O Sindicato dos Bancários do Centro também elege hoje os seus corpos gerentes para o próximo quadriénio.

Neste caso, concorre uma única lista, a A, apresentada pela tendência sindical socialista e liderada pela atual presidente Helena Carvalheiro, que promete tudo fazer para concretizar a criação do sindicato de âmbito nacional.

O Sindicato dos Bancários do Centro também elege os secretariados para as suas quatro secções regionais, todas com listas concorrentes únicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório