Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Obras públicas contratadas caem 6,5% até fevereiro. Promovidas sobem 270%

O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas caiu 6,5% nos primeiros dois meses deste ano, enquanto o montante das obras públicas promovidas aumentou 270%, revelou hoje a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (Fepicop).

Obras públicas contratadas caem 6,5% até fevereiro. Promovidas sobem 270%
Notícias ao Minuto

14:08 - 03/04/19 por Lusa

Economia Construtora

O aumento homólogo de 270% do valor total de empreitadas lançadas a concurso público em janeiro e fevereiro é justificado pela federação - que reúne as construtoras de obras públicas das associações AECOPS e AICCOPN -- com duas obras de mais elevado montante.

"A empreitada do Prolongamento do Quebra-mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, no valor de 141 milhões de euros, e a empreitada relativa ao Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato - Cais do Sodré), no valor de 120 milhões de euros", são as obras destacadas pela federação em comunicado hoje divulgado.

O consumo de cimento nos primeiros dois meses do ano acompanhou este aumento de atividades, acrescenta a Fepicop, que contabiliza uma subida de 18% para um consumo acumulado de 512,5 mil toneladas.

Sem disponibilizar ainda dados de fevereiro, a federação enaltece o crescimento homólogo de 43% em janeiro do número de fogos licenciados, num total de 1.835.

"Na hipótese de, em termos anuais para 2019, a evolução desta variável se aproximar do crescimento apurado em janeiro, então, concluir-se-ia o ano com um número de fogos licenciados que rondaria o nível obtido em 2009, há uma década atrás, uma hipótese muito promissora para a atividade do setor da construção", acrescenta.

A federação destaca ainda como "menos animadora" a evolução da área licenciada para a construção de edifícios não residenciais, que caiu 25% em janeiro face ao mesmo mês do ano passado.

"Esta informação é ainda provisória e relativamente pouco significativa para ser usada como base para antecipar a evolução anual desta variável, já que a sua volatilidade é significativa ao longo do ano", conclui a Fepicop.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório