Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Concorrência dá 'luz verde' à compra da Novenergia pela francesa Total

A compra pelos franceses da Total da Novoenergia, um dos maiores produtores nacionais de energia renovável, recebeu 'luz verde' da Autoridade da Concorrência (AdC), segundo aviso publicado.

Concorrência dá 'luz verde' à compra da Novenergia pela francesa Total
Notícias ao Minuto

10:33 - 01/04/19 por Lusa

Economia Aviso

A Adc fundamenta a sua decisão de não oposição à operação de concentração, que tomou na quinta-feira, com o facto de não ser suscetível de "criar entraves significativos à concorrência efetiva" no mercado.

A operação de concentração resultou da aquisição pela Total Eren do controlo exclusivo sobre a Novenergia Holding Company, sociedade que pertence a um grupo de empresas de direito português e estrangeiro produtor de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis.

A Total Eren é uma sociedade controlada conjuntamente pelo Grupo Eren e pelo Grupo Total, do setor das energias renováveis, e com atividade no âmbito da energia solar e eólica.

A Novenergia - que tem como presidente não executivo o ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta - é dona da empresa de energias renováveis Generg, que em 2005 ganhou o maior concurso eólico nacional, lançado pelo Governo de José Sócrates, e construiu 48 parques eólicos com 1.200 MW de potência instalada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório