Concorrência dá 'luz verde' à compra da Novenergia pela francesa Total

A compra pelos franceses da Total da Novoenergia, um dos maiores produtores nacionais de energia renovável, recebeu 'luz verde' da Autoridade da Concorrência (AdC), segundo aviso publicado.

postes, energia NÃO USAR

© iStock

Lusa
01/04/2019 10:33 ‧ 01/04/2019 por Lusa

Economia

aviso

 

A Adc fundamenta a sua decisão de não oposição à operação de concentração, que tomou na quinta-feira, com o facto de não ser suscetível de "criar entraves significativos à concorrência efetiva" no mercado.

A operação de concentração resultou da aquisição pela Total Eren do controlo exclusivo sobre a Novenergia Holding Company, sociedade que pertence a um grupo de empresas de direito português e estrangeiro produtor de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis.

A Total Eren é uma sociedade controlada conjuntamente pelo Grupo Eren e pelo Grupo Total, do setor das energias renováveis, e com atividade no âmbito da energia solar e eólica.

A Novenergia - que tem como presidente não executivo o ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta - é dona da empresa de energias renováveis Generg, que em 2005 ganhou o maior concurso eólico nacional, lançado pelo Governo de José Sócrates, e construiu 48 parques eólicos com 1.200 MW de potência instalada.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas