Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

5G: Lançamento em Espanha em 2020 mas preços acessíveis só em 2021

Empresas e fabricantes de telecomunicações em Espanha já testam o 5G em projetos piloto, uma tecnologia que deverá ter o seu lançamento comercial em 2020 e no ano seguinte chegar aos consumidores a preços acessíveis.

5G: Lançamento em Espanha em 2020 mas preços acessíveis só em 2021
Notícias ao Minuto

10:25 - 24/03/19 por Lusa

Economia Consumo

"Está tudo a correr conforme foi planeado e estou convencido de que o lançamento comercial do 5G (quinta geração móvel) pode ser feito em Espanha a partir de meados de 2020", disse à agência Lusa José Manuel Riera Salis, professor e investigador em tecnologias de telecomunicações da Universidade Politécnica de Madrid.

Para o catedrático, no início, os preços serão elevados, o que levará a uma "utilização mais profissional", e apenas quando o preço baixar e quase igualar o da atual tecnologia 4G (quarta geração) é que o consumidor doméstico irá "aderir", o que deverá acontecer em 2021.

A quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G, vai permitir a transmissão de dados de uma forma mais rápida e em maior quantidade do que a atual tecnologia 4G.

Na feira de tecnologias de telecomunicações móveis de Barcelona (Mobile World Congress), em finais de fevereiro último, várias multinacionais fabricantes de telemóveis já apresentaram modelos 5G.

"Primeiro tem de haver uma oferta de telefones e tarifas atrativas, isso deverá acontecer em princípios de 2021", disse na altura o presidente do Observatório Nacional espanhol do 5G, Federico Ruiz, que se mostrou convencido de que "há tempo e não há preocupações" para cumprir os prazos estipulados.

O Ministério da Economia e Empresas espanhol tem dirigido o processo de desenvolvimento da nova tecnologia em Espanha, depois de ter elaborado em 2017 o Plano Nacional 5G 2018-2020.

Depois de terem participado num leilão, as empresas Movistar, Orange, Vodafone e Másmóvil já receberam a respetiva licença para operar a nova tecnologia durante 20 anos.

O Governo espanhol considera que o prazo de duas décadas dá às operadoras "um período estável para realizarem com segurança os investimentos necessários para implementarem as novas redes 5G".

Os 200 MHz (mega-hertz) da banda 3,6-3,8 GHz (giga-hertz) foram leiloados, através da alienação de 40 blocos de 5MHz, a um preço de 2,5 milhões de euros por unidade, para um total de 100 milhões de euros.

As empresas de telecomunicações adiantaram 5% do preço final e os restantes 95% serão pagos em anuidades durante o período de 20 anos da concessão.

O Observatório Nacional do 5G foi inaugurado em finais de novembro do ano passado com um investimento de 1,5 milhões de euros, com o objetivo de acelerar a inovação e o desenvolvimento de soluções baseadas na nova tecnologia em todo o território espanhol.

Entretanto, empresas de telecomunicações e fabricantes já estão a testar o 5G numa série de projetos piloto em várias regiões e cidades espanholas.

O Governo lançou em dezembro último um concurso público para conceder a dois projetos piloto ajudas públicas de 20 milhões de euros, 10 milhões para cada um deles.

Entre as 11 propostas apresentadas existem várias projetadas para estudar as vantagens da aplicação da tecnologia 5G em diversos setores: saúde, segurança e emergências, audiovisual e multimédia, veículos conectados, agricultura, turismo, indústria 4.0, aplicações de realidade aumentada e virtual, controle de drones ou supervisão de infraestrutura, entre outros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório